terça-feira, 22 de dezembro de 2015

As roupas que você usa refletem sua idade?

As roupas que você usa refletem sua idade?

É possível estar bem vestida e de forma adequada em cada fase da vida
Por Flavia Francelino / Fotos: Fotolia



Não dá para negar que minha avó não ficaria legal usando top cropped. Vá por mim, ela não ficaria. Tudo bem, nem as “novinhas” ficam, mas o que eu quero dizer é que, com o passar dos anos, seu guarda-roupa não precisa ser o mesmo, assim como o hit dos anos 80 não seria tão cool no atual armário da minha vozinha. As roupas podem – e devem – acompanhar quem você é e evoluir com você, em vez de você querer se adaptar a elas de qualquer jeito.


Por isso, usar aquele vestido floral cheio de babado na casa dos 30 não é tão divertido como quando você tinha 18 anos e definitivamente não tem o mesmo glamour depois dos 40 anos. Seu humor, idade, personalidade, maturidade – e bom senso – costumam pautar o que entra e o que sai do seu armário e, conforme os anos passam, é natural que seu guarda-roupa se adapte a seu novo estilo de vida (afinal, não temos o mesmo gosto que tínhamos há 10 anos. Ainda bem!).


Querendo parecer mais jovem

Uma reportagem publicada pela BBC Culture, intitulada como “É possível para mulheres envelhecer bem no mundo da moda?”, levanta bem essa questão. A jornalista Lindsay Baker menciona o livro In your prime: Older, Wiser, Happier (No seu Auge: Mais Velha, Mais Sábia, Mais Feliz), em que a autora, India Knight, se opõe ao fato de mulheres mais velhas se vestirem com roupas consideradas “inadequadas” para sua idade. “Eu não gosto da ideia de uma mulher de 55 anos usar as roupas de sua filha adolescente.”


A escritora também revela que essa espécie de negação não deveria acontecer, já que as mulheres maduras levam vantagem. “O bom de envelhecer é que você está livre das ansiedades tolas sobre o que os outros vão pensar”, diz.

Aliás, foi Coco Chanel quem afirmou que “nada faz uma mulher ficar mais velha do que a tentativa desesperada de parecer jovem” e, quanto a isso, Iris Apfel, um dos ícones atuais de estilo, parece concordar: “É preciso se vestir de acordo com a própria idade e isso vale para todo mundo”, comentou em uma revista de moda.


8 ou 80

É verdade que a idade chega a incomodar aquelas que gostam de bancar a garotona, embora não seja difícil ver por aí pessoas jovens se vestirem com roupas que não condizem com seu RG. A escritora Cristiane Cardoso expõe em seu blog que passou por uma situação semelhante, já que ao se casar, aos 17 anos, quis aparentar ser mais velha.

“Comecei a me vestir igual a uma senhorinha. Só usava terninhos e blusas de seda. Minha calça jeans era bem grandinha, como se sua existência fosse puramente para me esconder. Essa fase em minha vida durou quatro anos. Foi quando fomos transferidos para Londres. As mulheres se arrumavam muito bem, eram superestilosas, me senti uma gata borralheira naquela cidade. Não era nem porque eu não tinha roupas ‘bonitinhas’, mas elas não eram adequadas à minha idade. Na época, já tinha 21 anos e ninguém dizia”, recorda.


Fazendo as pazes consigo mesma

É provável que a inadequação do seu armário mostre que você não está à vontade com a fase atual da sua vida, que precisa se encontrar para então imprimir um jeito seu na forma de se vestir, em vez de buscar se trajar de acordo com um momento que não lhe pertence.


E, independentemente de querer aparentar ser mais nova ou mais velha, a solução é a mesma: o problema pode ser resolvido facilmente dentro de você. “Interiormente, você deve fazer as pazes com a sua idade”, aconselha a consultora de imagem Marelis Brum. O jeito é não entrar em parafuso e aprender a viver da melhor maneira possível. “Cada fase tem sua beleza. Se você é jovem, não queira acelerar as coisas, não queira pular as fases. Aproveite, porque os anos não voltam”, pondera Marelis.


Equilíbrio é a palavra-chave


Embora não exista um manual para cada idade que deva ser levado à risca, alguns truques sempre podem ajudar. Iris Apfel afirma que algo favorece todas: “Se o cabelo está arrumado e o sapato é bonito, não tem muito erro. Além disso, é preciso ter uma atitude positiva: manter o equilíbrio.”


Adolescentes

Saiba que o sinal está verde para ousar na aparência e nos looks. É momento de brincar com os diferentes estilos, cores

e estampas.


Mulheres de 20 anos

O guarda-roupa precisa ter peças com combinações mais joviais e com caimentos atuais, sem esquecer que esta é uma transição da juventude para a fase adulta.


Mulheres entre 30 e 40 anos

Qualidade é a palavra de ordem para as mulheres nessa faixa etária. Isso vale para caimento e os tecidos das peças.


Acima dos 50 anos

Não é preciso vestir roupas largas e apenas em tonalidades neutras. Peças apertadas demais, como se fosse uma garotinha de 15 anos, também não ficam bem. O que vale é estar elegante.

Comentários




Folha UNIVERSAL é um jornal que leva uma fé racional para os jovens internos da Fundação CASA.














Esta dinâmica é feita nas Unidades da Fundação Casa de São Paulo, com a orientação dos técnicos da Fundação Casa e Obreiros da IURD.


Pastor Geraldo Vilhena (Coordenador de evangelização em Unidades da Fundação Casa de São Paulo)






IURD NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA:Qual a importância da Folha Universal nesta dinâmica?


Pastor Geraldo Vilhena responde: A Folha Universal é rica em diversas informações que edifica os jovens internos e famílias na parte espiritual e social.


IURD NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA: Por que edifica na área espiritual?


Pastor Geraldo Vilhena responde: Por que os jovens tem informações de varias mensagens dos Bispos e pastores e também aos testemunhos de transformação de vida.


IURD NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA: Com esta dinâmica senhor tem observado mudanças ?


Pastor Geraldo Vilhena responde: Sim depois da implantação deste projeto os jovens internos tiveram mais interesse pela leitura. Tendo como conseqüência um grande crescimento espiritual e educacional na vida dos jovens na Fundação Casa.


É usado como fonte a FOLHA UNIVERSAL.




Folha UNIVERSAL é um instrumento de fé racional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário