quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Um fiel cozinheiro

Um fiel cozinheiro

Na novela Os Dez Mandamentos, o egípcio Gahiji não mede esforços para ajudar os amigos.





Um cozinheiro que não mede esforços para ajudar os amigos: essa é uma boa descrição para o egípcio Gahiji, da novela Os Dez Mandamentos, da Rede Record. O ator Fernando Sampaio, que dá vida ao personagem, explica que o papel representa um “divisor de águas” em sua carreira.


“O Gahiji marca um momento em que eu posso me expressar mais como artista. Gahiji é muito amor, ele ama a profissão dele, assim como ama as pessoas e se preocupa com o bem-estar delas. Esse personagem é um grande presente”, revela Sampaio, que atou nas minisséries José do Egito e Milagres de Jesus, entre outras produções da Rede Record.


Dieta


O ator conta que a preparação para o personagem incluiu muitas horas de exercícios físicos e mudanças na alimentação. Em apenas três meses, ele emagreceu 15 kg e conquistou hábitos mais saudáveis. “Com a chegada de Gahiji, tracei a meta de perder alguns quilos, pois estava um pouco acima do peso. Fiz uma dieta bem rigorosa, mas de forma consciente. Praticava corrida todos os dias e fazia hot yoga à noite. Continuo correndo três vezes por semana e incluí saladas e três porções diárias de frutas no cardápio.”


Sampaio também aproveitou a profissão do personagem para aprender um pouco mais sobre culinária. “A cozinha era um lugar estranho, desconhecido para mim. Hoje, enxergo a cozinha como um lugar mágico. Tenho prazer de preparar uma tapioca de manhã. Também aprendi a fazer frango, carne e a colocar temperos, como uma pimentinha.”





Fé e amigos


Na novela, Gahiji é um homem de coração bom, que oferece conselhos e ajuda até quando sua atitude o coloca em risco. Mesmo sabendo que poderia ser punido, o personagem não se negou a preparar uma cesta de alimentos para que Moisés (Guilherme Winter) levasse aos hebreus.


Em outra cena, Gahiji permitiu que amigos da hebreia Leila (Juliana Didone) se alimentassem na cozinha, contrariando as regras do palácio.


“Gahiji procura motivar as pessoas e ele sabe se colocar no lugar do outro. Ele vai até o fim por um amigo. Eu também acredito muito na amizade. Nós precisamos ter fé e amigos para dividir a nossa caminhada. Tenho pessoas muito importantes que me motivaram a não desistir dos meus sonhos, como os atores Vitor Hugo (que interpreta o personagem Corá), Camila Rodrigues (Nefertari), Marcela Barrozo (Betânia) e Ricky Tavares. Eles me abraçaram aqui no Rio de Janeiro e me deram muito suporte”, afirma Sampaio, que é baiano, mas vive no Rio desde 2010.


O ator decidiu se mudar para o Sudeste para retomar a carreira na televisão, iniciada em 2006, na Rede Record. Ele conta que a fé foi fundamental nesse processo. “Sou uma pessoa movida pela fé e isso me fez acreditar que eu poderia chegar lá.”


A Bíblia e a amizade


A importância da amizade é destacada em diversos trechos da Bíblia. Entretanto, no Texto Sagrado ela não é citada apenas quando envolve elogios. O amigo sincero não poupa críticas quando elas são necessárias. “Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto. Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos.” Provérbios 27.5-6.


A amizade verdadeira também é marcada pela fidelidade. Isso significa que o amigo sempre está disposto a oferecer apoio sem exigir nada em troca. Diferentemente das relações estabelecidas por interesse, a amizade é um laço que se fortalece diante das dificuldades: “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” Provérbios

17.17.








Jovens internos da Fundação CASA, recebem visita da sua família e também da UNIVERSAL, com um café da manhã.












Aos finais de semana, a rotina de muitas mães é a mesma; visitar o filho internado na Fundação Casa. Certamente, não foi o que elas planejaram para o futuro deles, mas muitas vezes, estar ali é o sinal de uma nova chance. Quantas mães, que perderam os filhos para o tráfico e a criminalidade, queriam ter a oportunidade de poder vê-los com vida, mesmo sendo atrás das grades.


Para alguns, a visita é um ponto de contato com o mundo lá fora, distante dos muros da construção antiga da Fundação. Para outros, revê-los é aumentar a dor da ferida que continua aberta. E isso é visto em cada olhar, no coração apertado de uma mãe que não sabe quando vai poder cobrir o filho novamente na cama quentinha... Esse foi o desabafo de uma mãe que prefere não se identificar; “Eu peço para não fecharem o portão, porque ele ainda não chegou ... aí, eu lembro que ele não tá mais com a gente”. Outra mãe não esconde a dor em dizer que os cuidados que oferecia ao filho na infância eram bem diferentes dos que ele recebe hoje internado – “tava com febre dava um remedinho, quando se machucava, ganhava um beijo e tudo passava ... E agora, quem cuida dele?”


Na maioria dos casos, essas mães não têm culpa de ter os filhos internados. Eles, influenciados por outras pessoas, trilharam o caminho sombrio do crime, mas são elas que pagam o preço, diga-se de passagem, alto demais.


Na longa fila de mães, uma gestante que concorda com a revista policial –procedimento feito aos visitantes para constatar se não trazem objetos proibidos aos presos - mas se sente humilhada ao ser expor com outras mães.


Para uma parte da sociedade, esses menores infratores não têm mais jeito.










E é na contramão que o grupo de Evangelização da Igreja Universal do Reino de Deus aposta na recuperação desses adolescentes. Os voluntários abrem mão do descanso do final de semana para confortar essas famílias. “Passeio” esse que não tem preço e já faz parte da rotina.


No último sábado, além de oferecer roupas e calçados às famílias, o grupo distribuiu marmitex com feijoada na saída das visitas. Motivo de grande alegria, já que o almoço é incerto em algumas dessas casas. Para o pastor Geraldo Vilhena, responsável pelo trabalho de Evangelização na Fundação Casa de São Paulo e os voluntários da IURD, nada mais gratificante do que estar na própria folga ajudando esses lares que não sabem o que é ter paz há muito tempo.

























Que o Senhor Jesus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário